Notícias

Sob repúdio popular, Parlamento grego aprova novo pacote do FMI

29 de junho de 2011

Em meio a inúmeros protestos massivos, o Parlamento grego aprovou, nesta quarta-feira (29), um novo pacote de “medidas de austeridade”. A votação foi encerrada com 155 votos a favor, 138 contra e sete abstenções ou faltas — o governo precisava de uma maioria simples, de 151 dos 300 votos da Casa. Uma nova votação deve ser realizada nesta quinta-feira (30), agora para definir como o ajuste fiscal será implantado.

O Partido Socialista, que governa o país, tem 155 deputados — o que tem garantido a aprovação de medidas impopulares. Na semana passada, o Parlamento já havia dado um voto de confiança ao governo. O placar da votação para que o primeiro-ministro permaneça no cargo ficou justamente em 155 votos a favor, ante 143 contra e duas abstenções.

Com as duas decisões de seus parlamentares, a Grécia se alinha ainda mais à política ultraconservadora da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em crise profunda, o país estava prestes a dar um calote na dívida pública. O governo aceitou, então, as perversas condições impostas pela UE e pelo FMI para conceder ao país uma nova “ajuda” financeira, de 110 bilhões de euros. Em 2010, a Grécia já recebeu um pacote de resgate de US$ 160 bilhões.

“Os problemas da crise grega (e europeia) são de origem estrutural”, apontou, em artigo recente, o sociólogo Atilio Boron. O caos na Grécia, segundo ele, consiste no “sintoma mais agudo da crise geral do capitalismo, essa que os meios de comunicação da burguesia e do imperialismo asseguram há três anos que já está em vias de superação, apesar das coisas estarem cada vez pior”.

Sem mexer nos interesses do sistema financeiro, o novo pacote joga nas costas dos trabalhadores gregos a conta da crise iniciada nos Estados Unidos em 2007-2008 e espalhada dali para o mundo. As medidas envolvem aumento dos impostos sobre renda e propriedades, privatizações e redução de salários e aposentadorias. O corte de custos governamentais será na ordem de 78 bilhões de euros até 2015.

Está prevista também a redução de servidores do setor público em 25%. Ao mesmo tempo, a jornada de trabalho do funcionalismo será elevada a 40 horas semanais, e os novos contrato terão um salário mínimo de apenas 500 euros mensais.

O povo nas ruasEm protesto contra o receituário neoliberal e mesmo sob truculenta repressão policial, os trabalhadores estão em greve geral há 48 horas. As manifestações se proliferam em todo o país, com o apoio e, em alguns casos, a liderança do Pame (Frente Militante de Todos os Trabalhadores) — a articulação sindical dirigida pelos comunistas gregos.

Na manhã desta quarta, antes da votação, a capital Atenas foi palco de muitos confrontos. A repressão policial usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar milhares de manifestantes que promoviam passeata pelo centro da capital grega, a caminho da Praça Syntagma, em frente ao Parlamento. A praça ficou lotada de manifestantes e se tornou zona de guerra. Muitos gregos aderiram aos protestos com lenços, óculos e máscaras para protegerem-se do gás lacrimogêneo.

As palavras de ordem ecoaram pelas ruas gregas. “O povo se levanta! Nenhum compromisso com as medidas do governo”, ouvia-se dos militantes do Pame em diversas cidades. Eles também usaram slogans como “Não às ilusões — o capitalismo não pode se tornar humano”; “Patriotismo é o que é justo para o povo, e não os lucros do capitalismo”; “O povo, sim — e não os lucros”.

Os protestos contam com a firme adesão do Partido Comunista Grego (KKE), que promete manter a agenda de lutas e mobilizar mais trabalhadores. “Para aprovar as piores medidas, querem que o povo abaixe a cabeça de agora até os próximos 50 anos”, denunciou Aleka Papariga, secretária-geral do PC grego, durante um dos atos organizados pelo Pame.

“Mas a luta continuará e será determinante nas fábricas, nas repartições, em escritórios, em todos os locais de trabalho, nos campos, nas pequenas empresas, nos bairros. É isso que levará o povo à vitória”, agregou a dirigente comunista.

“Juventude indignada e irada”Dois dos manifestantes que tentavam evitar a chegada dos deputados ficaram feridos na repressão policial. “Desde o ano passado, o governo decidiu destruir o funcionalismo público e as universidades. Reivindicamos eleições — caso contrário, permaneceremos nas ruas durante um mês”, afirmou Alexander, um estudante do quarto ano de Economia.

“Somos uma juventude indignada. Somos uma juventude irada. Destruíram nosso presente e nosso futuro. Estão vendendo nosso país. Vai ocorrer aqui o mesmo que ocorreu na Argentina. O futuro da Grécia é obscuro”, desabafou Artemis Moscholia, empregada de 28 anos.

Para Atilio A. Boron, “o povo grego, com sua firme resistência, demonstra estar disposto a acabar com um sistema que já é inviável não no longo — mas no médio prazo. Há que acompanhá-lo em sua luta e organizar a solidariedade internacional para tratar de evitar a feroz repressão de que é objeto, método predileto do capital para solucionar os problemas que cria sua exorbitante voracidade”.

Fonte: Vermelho

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha