A Associação Cultural Jose Marti e o Cebrapaz promovem nesta quarta-feira, 5 de setembro, de 10h às 15h, no quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro com Praça 7, um ato pela liberdade dos 5 heróis cubanos presos nos EUA, com a instalação de uma tribuna livre para manifestações de solidariedade e debate sobre as questões de luta pela paz.
“Todo dia 5 é dia de luta pela liberdade dos 5 heróis cubanos”
Há mais de 13 anos, o governo dos Estados Unidos mantém presos injustamente e ilegalmente, cinco cubanos por crimes que não cometeram e que jamais foram provados.
Em 1998, os cinco cubanos foram presos, em território americano, acusados de atentar contra a segurança nacional dos EEUU, quando tinham como missão descobrir planos de ataques contra Cuba, organizados em território estadunidense e com aval do governo.
Atualmente, estão quase esgotados, na prática, os recursos legais para apelar contra a decisão. O processo contra os cinco é absolutamente político e somente se ganhará à força da denúncia e da solidariedade internacional.
A União Nacional de Juristas de Cuba (UNJC) denunciou a posição cruel, intransigente e injusta do governo norte-americano com os cinco cubanos e exigiu do presidente dos EUA, Barack Obama, por fim à injustiça à qual estão submetidos os cinco há 13 anos.
Também os membros do movimento OCUPAR OAKLAND, no estado da Califórnia, EUA, realizaram, no último 20 de fevereiro de 2012, um chamado para o DIA INTERNACIONAL PELA LIBERTAÇÃO DOS PRISIONEIROS POLÍTICOS NOS EUA, que teve apoio do Movimento OCUPAR WALLSTREET.
ACJM-MG e o CEBRAPAZ denunciam a violação dos Direitos Humanos cometida pelo governo norte-americano contra os cinco cubanos.
AGENDA DO CEBRAPAZ
SETEMBRO
05/09 ATO/SHOW DE APOIO AO PRESIDENTE CHAVES – SP
13/09 ENCONTRO SOLIDARIEDADE À REVOLUÇÃO BOLIVARIANA – CARACAS
21/09 DIA MUNDIAL DA PAZ: SOLIDARIEDADE À SÍRIA
OUTUBRO – Reunião do Conselho Mundial da Paz – Bruxelas
NOVEMBRO
20/11 ASSEMBLEIA DO CPPC – PORTUGAL
27/11 FÓRUM MUNDIAL PALESTINA LIVRE – PORTO ALEGRE
DEZEMBRO
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS EM HELSINKI PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ZONA LIVRE DE ARMAS NUCLEARES NO ORIENTE MÉDIO
ORGANIZADORES: ASSOCIAÇÃO JOSÉ MARTI E CEBRAPAZ-MINAS
APOIO: SINPRO, CTB-MINAS, AMES-BH
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.