Trabalhadores em educação decidem permanecer em greve

1 de setembro de 2011

Cerca de 9 mil trabalhadores em educação da rede estadual decidiram, em assembleia ocorrida nessa quarta-feira (31/8), no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), manter a greve por tempo indeterminado.

O movimento teve início em 8 de junho e a categoria reivindica o imediato cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), regulamentado pela Lei Federal 11.738. Após a assembleia, os manifestantes seguiram em passeata até a Praça da Liberdade.Nessa quarta-feira, pela manhã, houve reunião do comando geral de greve, no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA). Também pela manhã, aconteceu a reunião com o Ministério Público Estadual, governo e Sind-UTE/MG.

Na oportunidade, o governo apresentou proposta de um valor de piso de R$ 712, a partir de janeiro de 2012, desconsiderando o tempo de carreira e o grau de escolaridade. A direção estadual do Sind-UTE/MG explica por que não atende. “A proposta nada mais é que o achatamento da carreira, não está aplicada a tabela de vencimento básico vigente e ela contemplaria apenas o professor e excluiria outros categorias de educadores. O governo não apresentou proposta para os cargos de suporte à docência e, por isso também não cumpre a lei .” A direção do Sind-UTE/MG conclama a categoria a continuar mobilizada para fortalecer o movimento, que avalia ser justo, pois trata-se de um cumprimento da Lei Federal. Os trabalhadores vão se organizar e realizar vários atos e manifestações dialogando com a sociedade, divulgando panfletos, além de promover atividades de caça ao governador e manter a articulação com movimentos sociais e entidades sindicais, com objetivo de fortalecer a greve. O sindicato orienta os designados a não assinar nenhum documento e a permanecerem em greve. Também nessa quarta, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse apoiar o governo de Minas na contratação de novos professores e descartou a possibilidade de cancelar ou adiar o Enen, diante da situação em Minas Gerais. Sobre a questão, a direção estadual do Sind-UTE/MG mandou um recado ao ministro: “não emita opinião sobre a greve em Minas e cumpra o papel de cobrar dos estados e municípios o cumprimento da Lei Federal 11738/08”. Nova assembleia da categoria está marcada para 8 de setembro. No dia da Independência, 7 de setembro, feriado nacional, os trabalhadores vão participar do Grito dos Excluídos em diversos municípios mineiros.

Fonte: Sind-Ute/MGLeia também: