Transição diz que MEC não tem como pagar milhares de médicos residentes e bolsistas

6 de dezembro de 2022

Conforme integrantes da equipe de Lula, a pasta não tem limite financeiro para o fim de 2022

O ministro da Educação, Victor Godoy, informou nesta segunda-feira 5 à equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a pasta não tem condições de pagar, em dezembro, os 14 mil médicos residentes de hospitais federais e outros cerca de 100 mil bolsistas da Capes.

Conforme integrantes da transição, o MEC não tem limite financeiro para o fim de 2022. O ex-ministro da Educação Henrique Paim, participante da reunião com Godoy, afirmou que a principal preocupação é “não ter como pagar os serviços já executados para o MEC, para as universidades, para o Inep”.Na semana passada, o MEC chegou a liberar 366 milhões de reais que haviam sido bloqueados das universidades e dos institutos federais, mas horas depois o governo de Jair Bolsonaro congelou o montante mais uma vez.

“A informação que recebemos é que o MEC está sem limite financeiro. Obviamente está negociando com a área econômica, mas essa é a preocupação imediata”, explicou Paim nesta segunda.

Segundo ele, há “um trabalho com a PEC da Transição” a fim de contemplar a recomposição orçamentária da Educação.

“Isso está sendo tratado e levantado. Mas nós temos uma questão adicional que é o 2022, que precisa ser resolvido para que não tenha essas pendências todas ano que vem. Temos as questões dos livros didáticos, que são muito importantes, para que não tenha prejuízo para estudantes e professores.”

Fonte: Carta Educação I Foto: Agência Brasil