Os professores da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) estão em estado de greve e vão realizar assembléias na próxima segunda-feira (26/05), às 9h, nos auditórios C e D do campus II, e às 18h, no anfiteatro do campus I, com o objetivo de discutir as irregularidades trabalhistas praticadas pela instituição de ensino, como o atraso no pagamento dos salários. Caso a direção da Universidade não regularize as pendências, os docentes podem paralisar as aulas.
Nas duas assembléias anteriores, realizadas nos dias 19 e 20 de maio, os professores, após uma análise das condições financeiras da instituição, rejeitaram por unanimidade a proposta apresentada pela direção, que previa o parcelamento dos salários atrasados. Em abril, cerca de 95% do quadro docente (um total de 344 professores) recebeu apenas 50% do salário, conforme revelou a própria direção da Universidade, em reunião na Procuradoria Regional do Trabalho, em 14 de maio. Clédio Matos, diretor do Sinpro Minas em Governador Valadares, realizou um estudo dos documentos administrativos e contábeis apresentados pela instituição de ensino e concluiu que a direção da Universidade tem condições financeiras de regularizar a situação e pagar os salários e encargos devidos aos professores. Em reunião com o presidente da Fundação Percival Farquhar (mantenedora da Univale), Edvaldo Soares, no dia 20 de maio, o diretor do sindicato ressaltou que não havia razões que justificassem o parcelamento das dívidas e disse ainda que usará de todos os meios possíveis para preservar os direitos da categoria.
Participe das assembléias!
Assembléias de professores da UnivaleData: 26/05 – segunda-feiraLocal e horário: 9h – auditórios C e D do campus II / 18h – anfiteatro do campus IPauta: Irregularidades trabalhistas praticadas pela instituição de ensino
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.