V Marcha dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Barbacena e Região

20 de maio de 2009

Trabalhadores de Barbacena e região participaram, no dia 1º de maio, de uma manifestação na cidade pela garantia de empregos e dos direitos trabalhistas. Com faixas, bandeiras, placas, apitos, e muito barulho, os manifestantes saíram da Praça do Rosário e percorreram o centro da cidade com destino à Basílica de São José.

Na caminhada, representantes dos sindicatos e dos movimentos sociais pediram uma Barbacena com mais igualdade social, sem contas altas, com mais emprego, saúde e moradia. “O que o movimento quer é mostrar ao trabalhador que ele tem força e, se quiser garantir seu emprego, terá que lutar contra o capital, fortalecer seus sindicatos”, afirmou o diretor do Sinpro Minas Dimas Fonseca.

O evento contou com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que tem como bandeiras: o pleno emprego, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, melhores salários, o fortalecimento da organização sindical, a ampliação e universalização dos direitos trabalhistas e previdenciários, a efetiva reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar, a universalização das políticas públicas, a ampliação da democracia, a unidade com o movimento social, mudanças na política econômica, paz mundial, o fim do trabalho de menores e adolescentes e do trabalho escravo, e o fim de todo e qualquer tipo de discriminação.

“Diante da conjuntura atual, que apresenta um cenário de desemprego e dificuldades criada pela crise, o trabalhador luta pela permanência dos direitos trabalhistas adquiridos durante longa caminhada. É preciso conscientizar e mobilizar o povo para que a crise não caia ainda mais sobre seus ombros”, avaliou Ana Paula de Carvalho, agente sindical do Sinpro Minas.